Secretarias

Secretaria de Educação


Secretária de Educação – Jussara Carvalho Firmino
Endereço: Av. Antônio Rabelo de Souza, 304 – Centro – Senador Cortes – MG
CEP: 36.650-000
Telefone: 32-3287 -1367

E -mail: educacao@senadorcortes.mg.gov.br

A Secretaria é a responsável pelo planejamento, a coordenação e a execução da política municipal de educação além da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade nos níveis e modalidades de competência municipal, segundo as necessidades dos cidadãos e a capacidade do município.
Ainda cabe à Secretaria a administração e manutenção das unidades da rede escolar do Município, garantindo as condições físicas e materiais para o desenvolvimento das atividades educacionais e a oferta da merenda escolar de qualidade aos alunos.
A Secretaria ainda é a responsável pela oferta de aulas de Educação Física, incentivo ao esporte e cursos de Informática e fomento à inclusão digital nas unidades de ensino da Rede Municipal.
Os atos da Secretaria de Educação são realizados sempre em articulação com o Conselho Municipal de Educação.


“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves
A Secretaria Municipal de Educação no decorrer dos 19 meses de trabalho vem se esforçando para desempenhar o papel de “escolas que são asas”.

Inúmeros são os projetos e ações desenvolvidos com objetivo único e exclusivo de promover às crianças, adolescentes e jovens um ambiente educacional que lhes possibilite tranqüilidade, aprendizagem, autoconfiança, valores éticos e morais sem os quais será impossível participar de forma ativa e consciente de uma sociedade justa e democrática. Todos nós somos convocados a experimentar e construir essa sociedade. A educação é caminho.
Com o resultado do Ideb já tínhamos o diagnóstico pronto. A partir daí uma busca incansável de traçar uma nova trajetória sem a qual seria impossível reverter esse quadro. Reorganização do trabalho, primeiro passo: direcionamento das atividades de acordo com as reais necessidades do educando, reestruturação dos métodos, conscientização de todos os profissionais, reuniões periódicas com as diretoras, círculo de estudo com a equipe pedagógica e professores, realização de curso de capacitação, reconstrução da proposta pedagógica e do regimento escolar, tudo isso da Educação Infantil (Creche) às séries finais do Ensino Fundamental, 9º Ano de escolaridade, elaboração de um calendário escolar real. Realização de atividades para atrair a família e comunidade para escola, acompanhamento com especialistas: psicólogo, fonoaudiólogo, realização de palestras educativas para os educandos, professores e família em diferentes âmbitos. Processo de inclusão, alunos de educação especial, dentre muitas outras atitudes que tomamos com o objetivo de melhorar a educação do município.
• Planejamento estratégico: anuário
• Reuniões administrativas e pedagógicas a cada 15 dias
• Família faça parte da escola (dia da família na escola)
• Criação da Agenda do Educando
• Sondagem e revisão
• PIP- Plano de Intervenção Pedagógica
• Recuperação Paralela
• SAMI (Sistema de Avaliação Municipal Interdisciplinar)
• Código de convivência Pessoal Docente
• Doação de uniformes e mochilas com kit completo de material escolar
• Projetos de leitura
• Projetos de arte (música, dança e teatro)
• Projeto meio ambiente
• Projeto festa junina
• Projeto Feira Cultural
• Proerd (em parceria com a Polícia Militar) programa de prevenção
• Programa Minas Olímpica (parceria)
• Aulas de informática coma cesso à Internet para os alunos (Tele centro Comunitário)
• Implantação do laboratório de Informática PROINFO RURAL, com mobiliário composto de 05 computadores (Distrito de Pregos)
• Implantação do Laboratório de Informática Escola Major PROINFO URBANO, com 17 computadores (em processo de instalação)
• Reforma nas Escolas Municipais Major Jordão Guerra: parte elétrica, telhado, forro, pintura, instalação de ventiladores
• Instalação de Portal na entrada da escola com objetivo de preservar a segurança de nossos educandos e educadores
• Projeto de Ampliação da Escola Municipal Major Jordão Guerra: construção de laboratório de Ciências, de Informática (espaço físico próprio), diretoria, sala de reuniões e mais duas salas de aula
• Projeto de ampliação da Escola Municipal Capitão Antônio Ferreira: construção de mais salas de aula mais amplas, construção de cozinha e despensa e espaço para Educação Infantil de 04 e 05 anos
• Construção de Creche para atendimento a mais de 200 crianças do nosso município (Projeto aprovado)
Observação: Um projeto fundamental que a Secretaria ainda não conseguiu implantar e a Educação em Tempo Integral. Todo o processo já elaborado, mas a o espaço físico não nos possibilitou essa realização.
Temos muitas crianças das séries iniciais que necessitam deste atendimento tanto na área cognitiva e principalmente por ficar, à tarde todo nas ruas sem nenhuma atividade e bem sabemos que os pais, na maioria das vezes, fogem às responsabilidades que lhes cabem. Este é um problema que nos incomoda e que é nosso objetivo resolver.
Outra necessidade da escola Major é o acesso à Internet dentro da própria escola. Há uma dificuldade muito grande no desempenho de muitas tarefas da secretaria, das pedagogas e de todo serviço administrativo. Basicamente toda e qualquer informação atualmente é informatizada. Também é uma necessidade que objetivamos concretizar.
Todos os projetos e ações descritos são comprovados por registros: atas, fotos, organização do projeto e produções realizadas pelos alunos.
Estamos cientes de que muito ainda se há para realizar na educação, pois é um processo contínuo e amplo. Não podemos jamais acomodar nem cruzar os braços diante de situações novas que, a todo o momento, surgem e nos desafiam a encontrar soluções em curto prazo. O desprendimento e força de vontade jamais poderão faltar. É imensa a nossa responsabilidade enquanto educadores, formadores, ou melhor, colaboradores na formação de cidadãos críticos e conscientes capazes de formar uma sociedade onde todos podem com justiça e igualdade esta bem distante, porém não impossível.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
(Paulo Freire)

Roseli da Silva Jacintho
Secretária Municipal de Educação
Senador Cortes - MG

.:: Ofício da Secretaria de Educação Básica relatando sobre o IDEB